Ebook

"6 Passos Para Controlar o Sono na Hora de Estudar"

Se Inscreva para receber um Ebook Gratuitamente,

                                           no seu e-mail

CURSOS PROFISSIONALIZANTES NO BRASIL E NO MUNDO

Curso Profissionalizante no Brasil

O ensino profissionalizante iniciou no Brasil na década de 40 e se expandiu através do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), incentivo do governo Federal.

Em 1940, com cursos voltados na área têxtil, torneiro mecânico, elétrica e mecânica, através da escola “O Liceu das Artes e Oficio”, em São Paulo.

E 1942, por uma lei federal iniciou os cursos do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

(Poltronieri. R).  

Com a industrialização iniciou-se a procura por pessoas para trabalhar. 

As indústrias, principalmente nos grandes centros, se organizaram em associações para formar trabalhadores especializados: como Sesi,Senai, Sest, Sebrae, Senac….

Outras profissões começaram a oferecer cursos profissionalizantes. Nesta época, um dos cursos mais procurados são os de inglês, informática e cursos ligados a escritório. 

Hoje em dia tem cursos para várias e várias funções. 

Não somente as associações como Sesi, Senai, mas escolas que se especializaram em formar trabalhadores, para empresas e para fazer funções de profissionais liberais, como barbeiro, cabeleireiro, etc  e em  diversas áreas. 

Hoje em 2021 muitos desses cursos profissionalizantes estão em formato online

Estima-se que no Brasil tem  3,4 milhões de estudantes, sendo 2,2% cursando ensino na modalidade de profissionalizante, segundo dados do IBGE, no artigo do Correio Braziliense, em 2017. Atualmente este número deve ser bem maior.

O estudo no formato de curso profissionalizante não se encontra somente no Brasil, país como os EUA tem este formato de curso para atender a população de trabalhadores do país.

Já na Alemanha, forma mais cerca de mais de 50% dos trabalhadores tem a formação na área profissionalizante. (segundo site Evolua)

Fazer um Curso Profissionalizante,  trás uma formação básica e rápida e com isso atrai  muitas pessoas.

Uma oportunidade de sair da crise.

Com o advento da internet o acesso a um Cursos Profissionalizantes  é mais, pois muitas dessas escolas oferecem com o formato de Curso Profissionalizante Online e via celular, aumentando ainda mais o acesso.

Procure um curso online, para melhorar o seu currículo, para conseguir uma  promoção, um emprego ou ainda exercer uma profissão de forma autônoma.

Aproveite e veja outros artigos do nosso Blog.

“Cursos Profissionalizante Online Udemy”

“Vale a Pena Fazer Curso Profissionalizante”

e nossa Página de: “Cursos Profissionalizante Online Gratuitos”.

Viste nosso Canal do Youtube.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.