Volte estudar – Conheça o CEEJA – SP- Eliminação de Matéria

Nesta artigo vamos falar como você pode volte estudar. Conheça o CEEJA – SP- Eliminação de Matéria.

O Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (Ceeja) é uma instituição de ensino que tem como objetivo oferecer a oportunidade de educação básica para pessoas que, por algum motivo, não tiveram a chance de concluir seus estudos na idade adequada. 

Pela pesquisa que fiz, este programa do Ceeja, (CEEJA-SP – Eliminação de Matéria) , tem no estado de São Paulo e no Estado do Espírito Santo.

Se você leitor, for de outro estado, aconselho a se dirigir à secretaria de ensino de sua cidade, por telefone, pessoalmente ou até por e-mail e se informar se tem este programa de ensino, o Ceeja.

Lembrando que qualquer detalhe e dúvidas, sobre diplomação, em que ano parou, como retomar, serão e esclarecidos na escola estadual, que tem o programa Ceeja. 

Conforme explicamos no vídeo.

Ao final deste artigo, vamos passar o link, do Ceeja -SP. Eles disponibilizam um PDF com as cidades e escolas que têm o programa.

Mas, antes vale a pena entender como é o Ceeja e a eliminação de matéria.

Entre os serviços oferecidos pelos Ceejas está a possibilidade de “eliminar matérias”, ou seja, permitir que os alunos sejam avaliados apenas nas disciplinas em que ainda não atingiram o conhecimento mínimo exigido.

A eliminação de matérias é uma ferramenta importante para os estudantes que desejam acelerar seus estudos, seja para concluir o ensino médio em um prazo menor ou para se preparar para a conclusão de um curso técnico ou superior. 

EJA-supletivo-ead
EJA-supletivo-EaD

Muitos alunos ainda não concluíram o ensino fundamental II, (antiga 5ª a 8ª série), podendo participar do programa Ceeja – Eliminação de matéria para concluir, esta fase dos estudos.

Por meio da eliminação, é possível concentrar esforços nas disciplinas em que ainda há lacunas de conhecimento, evitando a repetição desnecessária de conteúdos já dominados.

Para solicitar a eliminação de uma ou mais matérias, o aluno deve se dirigir à secretaria da escola estatual que tem o programa Ceeja e preencher um requerimento, que será analisado por uma equipe de professores e direção da escola.

 É importante lembrar que a eliminação não é automática e está sujeita à aprovação dos docentes, que avaliarão se o estudante possui conhecimentos suficientes para dispensar a disciplina em questão.

Os critérios para a eliminação podem variar de acordo com cada aluno, mas em geral envolvem uma avaliação do histórico escolar, que deve comprovar ter estudado a matéria em questão em algum momento de sua trajetória educacional. 

Geralmente o aluno vai iniciar no ano escolar em que parou, ou seja, um exemplo:

Se o aluno estudou até o 8º, (antiga 7ª série), vai iniciar a eliminação de matéria com as disciplinas desse ano escolar. Ou seja, todas as disciplinas do 9º ano (antiga 8ª série).

O aluno terá o material de estudo e orientações, estuda em casa e vai fazer as provas de cada matéria.

Além disso, é comum que o estudante passe por uma avaliação prática ou escrita, que pode incluir a resolução de exercícios ou a apresentação de trabalhos.

O aluno deverá comparecer a unidade escolar, que tem o programa Ceeja que está matriculado, uma vez ao mês, para palestras, estudo em grupos e orientações com professores.

A eliminação de matérias não é uma solução para todos os casos, e é importante destacar que ela não substitui a necessidade de estudar e se dedicar ao aprendizado.

No entanto, pode ser uma opção interessante para quem precisa acelerar seus estudos, para quem tem dificuldades em algumas disciplinas específicas, mas principalmente para quem não tem tempo para fazer o ensino regular do EJA (supletivo).

Por fim, é fundamental lembrar que a educação é um direito de todos e que instituições que tem o programa Ceeja – Eliminação de matéria. têm um papel importante na democratização do acesso ao conhecimento. 

Seja por meio da eliminação de matérias ou de outros serviços oferecidos, essas instituições ajudam a garantir que pessoas de todas as idades e origens possam ter acesso à educação básica e a oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional.

Temos outras informações do EJA -Sesi online. O programa do Sesi em que alunos fazer o EJA, antigo supletivo em casa e faz as provas no Sesi que escolher, na época de inscrição. o Link que explico está logo abaixo.

Segue o LINK do Ceeja-SP, para que o leitor consulte um PDF com as escolas que possuem o programa.

Temos um artigo, onde mostramos formas de você terminar o ensino médio, confira:

“5 FORMAS de COMO TERMINAR O ENSINO MÉDIO e VOLTAR ESTUDAR”, vai lhe mostrar outras formas de conseguir para alcançar sua diplomação no Ensino Médio.

Veja nosso outro artigo: “EJA – SESI Online- SP Gratuito”.

Espero que goste do conteúdo e te peço para COMPARTILHAR com alguém de sua família ou amigos, que também pode se interessar pelo tema, ou seja, deseja terminar o ensino médio.

Até o próximo artigo.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.